domingo, 23 de maio de 2010


Quem são vocês Palhaços Tristes?

Sei que são vários. Sei que possuem diversos tamanhos e formatos. Sei também que muitos de vocês, se escondem. Ou nem sequer possuem consciência de que fazem parte desse picadeiro.

Convivemos todos os dias com um turbilhão de idéias que sistematicamente nos são impostas. Cabem a nós, meros mortais, na maioria das vezes aceitarmos. Sem muito questionarmos, rapidamente nos acostumamos com a padronização de comportamentos, de vestuários, de alimentação, de credos e crenças e até mesmo da “beleza”.

Ai do sujeito que não se enquadrar neste padrão que nos é ditado.

Ai daquele que não possui o rosto perfeitamente simétrico. Ou que está gordo ou que é exageradamente magro. Ai do sujeito que possui o nariz avantajado, ou a voz muito fina, ou é manco de uma perna. Ai daquele que foi reprovado no vestibular pela décima vez, ou aquele que passa horas remendando seu agasalho antigo que já enfrentou varias gerações. Ai daquele que possui os olhos estrábicos, ou que carrega as marcas da queimadura de terceiro grau no seu rosto. Ai daquele que não consegue combinar as peças de roupas, ou que possui um sotaque diferente, ou seu rosto está tomado por espinhas. Ai de quem não possui um celular, um computador e um mp4. Ai daquela que tropeçou na rua e foi parar no chão. Ou do moço que gagueja na hora de falar. Ou da mulher que transpira excessivamente...

A nossa sociedade além de ser consumista, é geradora de incontáveis resíduos. Resíduos estes, que muitas vezes são pessoas, que como não se podem simplesmente serem jogadas em uma lixeira comum, são marginalizadas e/ou viram Palhaços- Tristes.

Palhaços-Tristes que precisam se maquiar e colocarem um nariz vermelho, para conseguirem se sentirem aceitos. Palhaços que, muitas vezes, pela simples presença, são geradores de diabólicas risadas alheias. Felizes e aceitos por fora, mas, por dentro a não aceitação consigo e a recorrente Tristeza.

Verdadeiros Palhaços-Tristes.


4 comentários:

Eduardo Teixeira disse...

Nossaa!!!

Marcus disse...

lindo... parabéns

allan disse...

O que resta então para os palhaços? Fazer parte dessa realidade ou transformar seu mundo? A sociedade, as instituições, o sistema... Tudo isso vai de encontro com nossas reais necessidades humanas. Nossa necessidade de brincar, de ver o novo a cada instante, de expandir nossos sentimentos. Dizem que temos que se adequar a um molde, um padrão de ser.. Por isso ficamos tristes, por que por mais que tentamos, não deixamos de ser nós mesmos. Nós, palhaços, não conseguimos deixar de ser autenticos...

israel santana disse...

eu sou um palhaço mas um ser humano quando sou palhaço? o tempo todo é a unica forma de ver a vida melhor....

Postar um comentário

 

Copyright 2010 O Choro do Palhaço.

Theme by WordpressCenter.com.
Blogger Template by Beta Templates.