terça-feira, 25 de maio de 2010


Nunca gostei de palhaço.
Nunca gostei daquela cara pintada, a esconder a tristeza.
Palhaços, na verdade, nunca me enganaram.
Ainda criança, enquanto as demais riam das piruetas e das piadas repetitivas,
eu ficava a olhar aquela face branca de boca desenhada
e nariz vermelho
e pensava, com os meus botões:
"A quem ele pensa que diverte?
Coisa mais sem graça esse marmanjo
vestido de criança e tentando ser engraçado".
Assim, sempre tive birra desse ser caricato.
Até que...
Até que a vida fez-me também um palhaço.
Um dia, vi-me obrigada a mentir.
E, embora me sentisse mal no primeiro momento,
acabei me acostumando.
Afinal de contas, não se pode dizer a verdade todo o tempo.
Como dizer àquela senhora que o cabelo recém-pintado está horroroso,
ou àquela criança que o pai, do qual ela tanto se orgulha e quer imitar, é um canalha?
No outro dia, vi-me obrigado a dizer coisas "engraçadas"
quando tinha vontade de chorar...
Senti-me péssimo, claro! Mas, como dizer à minha avó que ela estava com câncer
e que, em pouco tempo, ia morrer?
Preferi contar-lhe um dos causos mineiros de que ela tanto gostava
e ver, talvez pela última vez o seu sorriso, do que fazer o que eu tinha vontade
no momento, que era apertá-la com força
junto ao peito e chorar.
Outro dia, ainda, vi-me obrigado a colocar
uma máscara de falsidade no rosto
e dar um lindo sorriso, quando me roía de raiva por dentro.
Afinal, como fulminar com palavras grosseiras o homem
que era o meu chefe,
se eu precisava tanto daquele emprego
a fim de ajudar a família?
E, finalmente, um dia percebi que eu era tão pateticamente sem-graça
quanto o palhaço que eu sempre odiara.
Aliás, era ainda mais... porque o palhaço, pelo menos,
fazia toda aquela encenação no palco, a fim de arrancar risadas das crianças
e garantir a sua subsistência...
E eu, pobre de mim, nunca ganhei um tostão sequer,
para fazer meu show...
e a minha platéia, jamais me aplaudiu...

Autor: Lucas Lisieux

1 comentários:

Fortaleça sua mente. disse...

esse é foodaa !!

\o/

Postar um comentário

 

Copyright 2010 O Choro do Palhaço.

Theme by WordpressCenter.com.
Blogger Template by Beta Templates.